Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?

Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local na qual é realizada a purificação da água bruta, captada de alguma fonte natural como rios ou poços. O principal objetivo da ETA, portanto, é tratar essa água, tornando-a própria para o consumo humano. Após passar pela captação e tratamento, a água pode ser utilizada nos mais diversos afazeres, desde o preparo de alimentos, a higiene da casa e pessoal e a ingestão.

 

Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas, chamadas de adutoras. Ao receber o tratamento, a água percorre um sistema completo que conta com diferentes etapas como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação. A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH.

 

A cidade de Camboriú está mais próxima de ter a sua própria Estação de Tratamento de Água (ETA). A Câmara de Vereadores aprovou recentemente área pública de aproximadamente 5,5 mil metros quadrados que será cedida pelo Executivo Municipal à Águas de Camboriú – conforme previsto no contrato de concessão. A área está localizada no loteamento Jardim Europa, bairro Santa Regina.

 

Prevista no contrato de concessão, a construção da ETA vai demandar um investimento de cerca de R$ 15 milhões. Após a liberação das licenças ambientais, a estrutura deve levar em torno de 8 meses para ser concluída e terá capacidade de produção de 70 litros por segundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *