Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?

Uma Estação de tratamento de água, também conhecida por ETA, é um local na qual é realizada a purificação da água bruta, captada de alguma fonte natural como rios ou poços. O principal objetivo da ETA, portanto, é tratar essa água tornando-a própria para o consumo humano. Após passar pela captação e tratamento, a água pode ser utilizada nos mais diversos afazeres, desde o preparo de alimentos, a higiene da casa e pessoal e a ingestão.

 

Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas, chamadas de adutoras. Ao receber o tratamento, a água percorre um sistema completo que conta com diferentes etapas como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação. A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH.

 

Na ETA Zimbros, inaugurada pela Água de Bombinhas, todo este procedimento é revisado e controlado pelo laboratório de última geração, instalado dentro da Estação. No laboratório são realizadas análises constantes a fim de confirmar a qualidade da água distribuída.

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, a ETA é um orgulho para o município e uma conquista importante para os moradores. “A Águas de Bombinhas é uma empresa que nasceu na cidade e temos o privilégio de ajudar a construir a história do município. A ETA foi a grande primeira conquista para a cidade”, completa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *