Vítima de febre amarela morre em Balneário Camboriú 

Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informa que foi confirmado o primeiro óbito de febre amarela, em Balneário Camboriú. O paciente é morador de Camboriú e o município foi notificado.

O paciente começou a apresentar os sintomas da doença no dia 27 de fevereiro e procurou atendimento médico no dia 2 de março.

O Local Provável de Infecção ainda está em investigação pela Vigilância Epidemiológica local. O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação contra a febre amarela, única forma de prevenir a doença, e reforça que todos com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Febre amarela, ainda é um desafio para a saúde pública de Camboriú

Uma combinação de pouca divulgação e falta de planejamento das autoridades e desinformação é um dos grandes problemas não só de Camboriú, mas de diversas cidades.

Nosso jornal ‘O JANELÃO, que possui o maior número de seguidores entre os jornais da cidade, nunca foi procurado pela Secretaria de Saúde de Camboriú, para divulgar uma campanha de prevenção ou vacinação contra a febre amarela na cidade. Tivemos, nós que tomarmos a iniciativa e ir até a Secretaria e  tomar a vacina, como forma de divulgação da importância da divulgação.

💉 VC JÁ TOMOU A VACINA DA FEBRE AMARELA ?Todas a pessoas de 9 meses a 59 anos devem tomar a vacina contra a febre amarela. A ampliação, deve ser concluída até abril de 2019. Procure uma unidade de saúde próximo a sua casa!!! O Janelão já tomou a sua!!!

Publicado por O Janelão em Segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

 

Por inúmeras vezes fizemos a nossa parte em divulgar a importância da prevenção, mas parece que o poder público está longe de fazer sua parte.

A Prefeitura de Camboriú divulgou uma nota sobre o assunto. Veja na íntegra.

Nota Oficial  – Febre Amarela

Esclarecimento sobre a informação noticiada

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer a informação noticiada sobre um óbito por febre amarela, registrado na última semana, no Hospital Municipal Ruth Cardoso.

Primeiramente, faz-se necessário esclarecer que o paciente em questão possui um estabelecimento comercial e tem todas as suas atividades de saúde no município de Balneário Camboriú. Mas também possui imóvel em uma área de zona rural em Camboriú.

É importante ressaltar que assim que soube do ocorrido a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina fez contato direto com as secretarias de Saúde dos dois municípios, por meio dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica. Até o momento então, Camboriú não tinha informação de tal situação do paciente. Assim que recebido a notícia, uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Camboriú se deslocou até o local do imóvel para verificar a situação e tomar todas as medidas cabíveis necessárias diante dos fatos.

Vale destacar ainda que a Secretaria de Saúde de Camboriú vem realizando um trabalho intenso e incansável de conscientização e vacinação no combate à febre amarela. Tanto que as equipes continuarão com ações estratégicas de varredura da vacinação durante todo o ano, indo de casa em casa, realizando visitação em empresas, aderindo às campanhas nacionais, entre outras ações, pois o foco sempre será cuidar da saúde de Camboriú.

Febre Amarela

O público alvo são crianças de 9 meses a adultos de 59 anos de idade. Todos precisam tomar a vacina contra a febre amarela. Crianças com até 5 anos de idade devem tomar duas doses da vacina. Já o adulto, que tomou a vacina da febre amarela, em algum momento da vida, não precisa de nova dose.

 

Crianças acima de três anos que tiverem alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, a vacina pode ser aplicada ao mesmo tempo com a febre amarela.

Documentos necessários

Os documentos necessários para receber a dose da vacina são caderneta de vacinação, RG ou certidão de nascimento e cartão do SUS. As salas de vacina das Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Prefeitura de Camboriú Secretaria de Saúde(47) 3365-9500

‘JANELÃO 2020- Aproveite os preços promocionais e anuncie em O Janelão, o jornal que mais cresce!!
WhatsApp ‘996216941’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *