Vem mais chuva: Camboriú deve receber mais chuva amanhã

A chuva parece mesmo não dar trégua no litoral norte catarinense. Ainda se recuperando e contabilizando o prejuízo do temporal recebido nos últimos dias, Camboriú já precisa se preparar para novas pancadas de chuva. A Defesa Civil da cidade vai ter mais trabalho com a previsão de aguaceiro a partir do meio dia desse domingo (9).

Possibilidade de pancadas de chuva (30 a 40 mm) com raios e trovejadas.

Essa forma de medição, em mm (milímetros), está mais familiar do camboriuense nos últimos dias. Mas, para efeito de comparação, uma chuva de 40 mm já é considerada muito forte e pode causar estragos e alagamentos, sempre dependendo do período em que essa quantidade é registrada.

Ontem, por exemplo, choveu impressionantes 239 mm em apenas 72 horas tornado Camboriú uma das cidades mais castigadas. Para se ter uma ideia, esse valor é mais da metade do que a capital mineira recebe, historicamente, em janeiro todo – que é o segundo mês mais chuvoso do ano.

Cuidados

Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja outras orientações:

Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

Atenção especial em áreas de encostas e morros.

Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Defesa Civil (199).

Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *