Alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú deve começar em breve

A cidade de Balneário Camboriú acaba de ter a divulgação de uma ótima notícia, em breve terá inicio a tão desejada obra de alargamento da Praia Central da cidade. A Notícia foi trazida ao vivo no programa Janelão News dessa última sexta-feira (28) pelo presidente da Câmara de Vereadores Omar Tomalih-PSB.

“Alguns documentos e licenças que falavam referente a obra do alargamento vieram, e logo os serviços deve ter inicio.” disse Omar que destacou que a cidade deve virar um canteiro de obras

OBS: Na verdade falta pouco. São muitos documentos e licenças exigidas e agora falta penas alguns detalhes. O certo é que essa obra vai sair!!!

Além dessa obra logo deve iniciar o elevado da 4ª Avenida, ligação da Av. Martin Luther com a Av. das Flores e também o Mole do Pontal Norte.

A PRAIA

A tão conhecida Praia Central, que fica localizada na Av. Atlântica, no principal centro da cidade, tem o movimento mais intenso durante as temporadas e fica lotada. Por ter o mar calmo e estar localizada no centro da cidade, a disputa por um espaço na areia fica mais acirrada a cada ano que passa.

Além da superlotação da areia da praia durante o verão, a Praia Central já sofreu com grandes ressacas do mar no passado, onde o mar avança até a calçada e toma lugar dos carros e pedestres. Pensando em uma melhor experiência aos visitantes da cidade e no bem-estar dos moradores, a Prefeitura decidiu alargar a faixa de areia.

-O custo do projeto está estimado em mais de R$ 80 milhões, apenas no aterro.

Para início da obra, era necessário licenças ambientais e documentos que foram liberados após cumprimento de condições obrigatórias do Instituto do Meio Ambiente. “Falta apenas um documento, mas esse sai rápido”, com isso, a obra que sofreu atraso, agora pode ser iniciada em breve. O projeto pode levar em média até 4 meses para ser executado e se iniciado em julho, a areia talvez já estará pronta para receber os turistas na próxima temporada.

A praia que hoje tem 25 metros de largura de areia, deve ganhar mais 70 metros, por toda a sua extensão. Mais 200 metros de areia serão despejados e ficarão submersos dentro do mar para dar o declínio correto.

Como será feito?

Entender como funciona o alargamento da areia da praia é fácil. A areia será escavada de dentro do mar, de uma jazida a cerca de 15 km distante da praia. Esta areia recolhida será depositada em uma embarcação chamada draga, que traz a areia a praia e despeja próximo ao fim da faixa de areia com o mar. É previsto o uso de 2 milhões de metros cúbicos de areia.

É importante que o tamanho do grão de areia seja semelhante ao que já está na praia, pois o grão mais grosso pode causar buracos e um mais fino pode ser removido pelo mar durante alguma ressaca.

Vem aí ‘UM NOVO JANELÃO’ WhatsApp ‘996216941’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *