A umidade que os ventos trazem do mar e a configuração de ventos na atmosfera formaram nuvens carregadas que provocam bastante chuva no Paraná e em Santa Catarina.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), nas últimas 72 horas ( até 8h00 dessa manhã) o volume de chuva registrado, em Camboriú, foi de 156 mm. As condições de chuva permanecem de moderada a forte na região, com altos acúmulos. O risco de desastre é grande.
Os volumes de chuva também impressionam no estado. A cidade de Guaruva, estação centro, registrou neste período de 48 horas, um total de aproximadamente 154 milímetros. Na estação Praia Brava da cidade de Itajaí, choveu 116 milímetros e em Itapema, a estação Morretes registrou 167 milímetros.
Nos últimos três dias, a chuva que caiu em Santa Catarina e Paraná, principalmente no leste do estado, pode ter atingido a média para o mês de fevereiro em alguns municípios. Observe no mapa abaixo a Climatologia de fevereiro.
No litoral do PR e litoral norte de SC e Vale do Itajaí (áreas em verde ), a estimativa de chuva é de 250 milímetros. Note, que os acumulados mencionados acima das últimas 48 horas já mostram calores próximos de 200 milímetros.
VEJA TAMBÉM:
Camboriú sofre com volume de chuva acumulada nas últimas horas
COMO SERÁ A TERÇA-FEIRA
Nesta terça-feira (02/03), a entrada de umidade sobre a faixa litorânea entre Santa Catarina e Paraná diminui. A previsão é de uma manhã com muita nebulosidade intercalando períodos de sol. O tempo não abre completamente e não será um dia de sol forte.
Florianópolis não tem risco de temporais, a chuva cai de forma moderada. Já em Curitiba, não se descarta os temporais rápidos. Mas, de uma forma geral, o Vale do Itajaí e todo o litoral de Santa Catarina e do Paraná, a tendência é de diminuição da chuva.
Pelo interior destes estados, o tempo quente e úmido e a circulação de ventos vão favorecer a formação de nuvens e condições para temporais isolados.
Próximos dias
A umidade que chega do Norte do Brasil irá formar as nuvens carregadas que até a quinta-feira (4) vão deixa o tempo úmido no Paraná e em Santa Catarina, com pancadas de chuva principalmente durante as tardes.
Entre a quinta e a sexta-feira, a formação de uma área de baixas pressões próximo ao litoral catarinense fora as instabilidades que provocam chuva volumosa nos dois estados, Santa Catarina e Paraná.
No sábado (05/03) a chuva ainda é forte e volumosa em Santa Catarina e no Paraná com destaque para o centro-norte e leste paranaense e para o leste e sul catarinenses, regiões com indicativo de maiores acumulados de chuva.
Por Clima Tempo