Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferino pede exoneração do cargo

O Tenente Coronel Helton Zeferino não é mais o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina. O Governo do Estado confirmou na noite desta quinta-feira, dia 30, que Zeferino pediu exoneração do cargo. Desde a revelação da suspeita de compra de respiradores fantasmas pela Secretária de Estado da Saúde (SES), o governador Carlos Moisés vinha sendo pressionado para afastar Zeferino da função de chefe da pasta.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) estava preperando para encaminhar ao governador na próxima segunda-feira, dia 4, o Requerimento 426/2020, que pediria o imediato afastamento do oficial do cargo de secretário de Estado da Saúde. O  pedido de afastamento se baseia na denúncia veiculada em reportagem do site The Intercept Brasil, nesta semana, sobre possíveis irregularidades na compra, por R$ 33 milhões, de 200 respiradores artificiais pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Veja também:

Os parlamentares entenderam que a negociação não teria como ser efetivado sem o conhecimento e o aval do secretário. A exoneração foi comunicada pelo Governo de Santa Catarina por meio de nota. Nela o governo agradeceu os trabalhos do agora ex-secretário e enalteceu conquistas na Saúde enquanto ele esteve à frente da pasta.

Veja a nota completa abaixo:

O Governo do Estado de Santa Catarina comunica que no fim da tarde desta quinta-feira, 30 de abril de 2020, o governador Carlos Moisés recebeu do secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, o seu pedido de exoneração.

O Governo agradece os serviços prestados pelo secretário em prol das políticas públicas de saúde dos catarinenses, ao tempo que reconhece as conquistas e avanços da pasta sob o seu comando.

Cabe registrar que a quitação da dívida da saúde, estimada em quase R$ 750 milhões, e a construção da política hospitalar catarinense, em parceria com os municípios e hospitais filantrópicos, são resultado do trabalho efetuado desde o início de 2019.

Em especial, ainda, a coordenação das ações do Estado de Santa Catarina no combate à pandemia da Covid-19, que traz até aqui resultados diferenciados para o nosso Estado no comparativo com o Brasil em relação à baixa taxa de letalidade assim como na exemplar preparação do sistema de saúde pública de média e alta complexidade.

O nome do novo secretário de Estado da Saúde deverá ser divulgado nos próximos dias.

Crédito: Engeplus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *