Saúde orienta sobre alimentos para melhorar a imunidade em época de covid-19

Nutricionista fala sobre mais alimentos que fortalecem o sistema imunológico.

Na semana passada demos início à uma campanha de conscientização sobre alimentação em época de pandemia. Os alimentos saudáveis contribuem para fortalecer o sistema imunológico, melhorando a saúde e deixando a pessoa mais resistente ao Covid-19. A Secretaria de Saúde, por meio do setor de nutrição, dá orientações e dicas dos alimentos que ajudam a fortalecer o corpo para evitar e combater o vírus, em caso de contágio.

“A má alimentação é um dos principais fatores que podem ameaçar a imunidade e à saúde. Por isso é de extrema importância, principalmente nesse momento de pandemia, que a alimentação seja balanceada e rica em nutrientes”, explica a nutricionista Denise de Souza.

Inclua no seu dia a dia

Própolis: um excelente agente imunomodulador, uma vez que suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa. Seja em gotas ou em cápsulas, o ideal seria fazer seu uso diariamente em épocas de prevenção.

Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;

Probióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes). Os probióticos contribuem para a saúde intestinal, com efeito imunoestimulante, além de favorecem a absorção dos nutrientes. Estão presentes em iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir e kombuchá;

Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho, artemisia, cravo, hortelã, anis estrelado, canela em pau, casca de laranja e limão.

Dicas de hoje

De modo geral, evite açúcares simples como doces, sobremesas, farinha branca e grãos refinados. Os açúcares refinados podem suprimir o sistema imunológico.

Lembrando que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim que é preciso ter uma alimentação equilibrada + estilo de vida saudável.

O que pode prejudicar a imunidade?

Muitos fatores externos podem ameaçar a imunidade e a saúde como um todo: má alimentação, estresse, privação de sono, má digestão e absorção de nutrientes, entre outros. Por isso, uma boa Nutrição, além de um bom controle glicêmico, fortalece o sistema imunológico e auxilia na proteção de diversas doenças, durante todo o ano.

JANELÃO
“Tenha fé, vai dar tudo certo.
WhatsApp ‘996216941’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *