Santa Catarina registra temperaturas negativas e pode nevar nas próximas horas

A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe geada e temperaturas negativas para Santa Catarina. No amanhecer desta quarta-feira, 28, muitos municípios registraram temperaturas abaixo de 0°C. Na Serra catarinense, Bom Jardim da Serra registrou – 7,8°C, Urupema, -7,3°C, e São Joaquim, -5,8°C.

Conforme o setor de meteorologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), 53 cidades registraram temperaturas negativas. A previsão indica que as temperaturas podem cair ainda mais nesta tarde, com a possibilidade de neve e chuva congelada nas áreas mais altas do Planalto Sul. A condição se mantém até a manhã de quinta-feira, e também pode ocorrer nas áreas mais altas do Meio-Oeste, Planalto Norte e até mesmo no Alto Vale do Itajaí.

 

 

Entre a quarta e quinta-feira os valores de temperatura mínima do ar variam de 0 e 5°C em boa parte de Santa Catarina e as menores ficam entre -1 e -5°C. Nos topos de Serra do Planalto Sul, os menores valores podem variar entre -5 a -8 graus.


Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura de Urupema

Vento forte, mar agitado no litoral de Santa Catarina

Até a sexta-feira, 30, a previsão indica vento de sudoeste e sul, com rajadas de 50 km/h a 70 km/h, mais intensas ao Sul de Florianópolis nesta quarta e na quinta-feira. Mar muito agitado com ondulação de sul, com altura média de 1,5 a 2,0 metros e picos de 3,0 a 3,5 metros, mais altos no sul da capital catarinense.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29/07)

Na quinta-feira (29) o destaque continua sendo o frio intenso. A atuação da massa de ar frio deixa o dia com predomínio de sol em todas as regiões. Apesar disso, a umidade deslocada sobre a serra catarinense favorece a chance de precipitação invernal no início do dia. As temperaturas entre a madrugada e o amanhecer ficam entre -9°C e -4°C nos planaltos e Meio Oeste. -4°C e -1°C no Oeste e Grd. Fpolis Serrana e entre 0°C e 5°C no litoral, havendo condição para geada ampla no estado. A tarde as máximas variam de 5°C a 11°C entre os planaltos e oeste e entre 12°C e 14°C no litoral e Vale do Itajaí. O vento sopra com fraca a moderada intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30/07)

Na sexta-feira (30), Santa Catarina segue sob a atuação da onda de frio, mantendo-se então a sensação de frio intenso e temperaturas próximas ou abaixo dos 5°C no litoral, entre -5°C e 0°C entre os planaltos, oeste, Alto Vale e Grd. Fpolis. Serrana. O tempo segue firme, com pouca ou ausência de nuvens, e condição favorável para formação de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer. A tarde, as máximas variam de 15°C a 17°C no oeste e Litoral Norte e entre 12°C a 15°C nas demais áreas. O vento sopra com fraca intensidade do quadrante sul/sudeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

Acompanhe a previsão do tempo aqui no Portal O Janelão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *