Saiba como dimensionar o tamanho da caixa d’água do imóvel

A caixa d’água de um imóvel é como uma poupança: uma reserva para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que venha a afetar o abastecimento de água. Imóveis que possuem o reservatório não costumam sentir os efeitos do desabastecimento.

 

De acordo com os profissionais da Águas de Bombinhas, é muito simples dimensionar o reservatório ideal para uma residência. Por exemplo: uma pessoa gasta, em média, 150 litros de água por dia. Se a família tem cinco pessoas, então basta multiplicar 150 por 5 para ver que o consumo médio do imóvel é de 750 litros de água por dia. Assim, é interessante instalar uma caixa d’água com capacidade para 1 mil litros, pois desta forma ainda restará uma margem de reserva.

 

A Águas de Bombinhas orienta que o equipamento deve ser instalado sobre uma superfície plana, rígida e nivelada, sem a presença de pedras, detritos ou pontas que possam danificar o produto. O apoio deve ter resistência suficiente para suportar o peso da caixa cheia. Não se deve aterrar uma caixa d’água, portanto ela deve ficar no mesmo nível da casa ou na parte de cima. Para garantir a qualidade da água que chega às torneiras, a recomendação da concessionária é que seja feita a limpeza dos reservatórios individuais a cada seis meses.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *