Região de Penha está entre as que tem registrado menores índices pluviométricos em Santa Catarina

 O cenário de crise hídrica que afeta Santa Catarina, continua prejudicando o abastecimento de água em Penha. A captação dos rios do Peixe e Piçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis normais. A concessionária Águas de Penha pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. De acordo com o meteorologista da Epagri, Paulo César Martins, a tendência é de que continue sendo registrados baixos volumes de chuva na região. A previsão para os próximos meses, no entanto, será conhecida a partir desta quarta-feira.

A precipitação nas regiões litorâneas na primeira quinzena de outubro ficou 65% abaixo do que era estimado para o mês, conforme relatório da Epagri. O mês de setembro, por sua vez, terminou com o volume total de chuva abaixo do esperado do oeste ao litoral norte, com valores de chuva entre 25 e 50 mm. Ainda conforme os dados de setembro da Epagri, o litoral norte, onde se localiza Penha, está entre as áreas mais atingidas pela má distribuição e pequeno volume de chuva em Santa Catarina. Esta situação de baixos volumes de chuva reflete na disponibilidade de água nos mananciais.

Evite desperdícios. Conserte vazamentos. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *