Quantos litros de água gasta uma torneira pingando por dia?

Os vazamentos domésticos de água podem causar grandes transtornos. A concessionária Águas de Camboriú lembra que uma torneira gotejando perde, em média, 40 litros por dia. Em um mês, são ao menos 1200 litros ou 1,3 metro cúbico de água perdidos. Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada e um cano com vazamento de 2 milímetros deixa escorrer 96 mil litros de água em um mês.

 

Quando o vazamento aparece é bom correr para achar uma solução sem demora, já que o problema pode sair bem caro caso continue. Muita gente não sabe, mas boa parte dos vazamentos domésticos é imperceptível, o que dificulta o seu reconhecimento. A água dos vazamentos não identificados normalmente percorre paredes, estragando pinturas, causando mofo e gerando uma umidade que pode comprometer até as estruturas do imóvel. Em alguns casos, é possível que até lajes e telhados cheguem a ceder.

 

Vazamentos em apartamentos podem ser ainda piores do que em casas. Isso porque muitos condomínios não possuem hidrômetros individuais. Inclusive, andares mais baixos são mais suscetíveis a vazamentos, pois a pressão da água que vem dos apartamentos acima chega sempre com mais força, facilitando que ela escape e cause infiltrações.

 

Inicialmente, é possível fazer alguns testes rápidos que podem ajudar na identificação de vazamentos no imóvel, a exemplos de manchas na parede e sinais de umidade no piso. Mas é importante destacar a importância de acionar um especialista para identificar o local exato do problema e, assim, evitar que paredes sejam quebradas sem necessidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *