Projeto incentiva crianças na prática do skate em Balneário Camboriú

Em meio a risadas, manobras, escorregões, erros e acertos a galera da Associação de Skate de Balneário Camboriú (BCSB) se reúne todas as quartas, no complexo habitacional do Bairro da Barra, e aos sábados, na pista de skate da Barra Sul, para praticarem e aprenderem o esporte que tanto amam, além de compartilharem aprendizados e muitas amizades.

O projeto iniciou a dois anos com aulas gratuitas de skate, em parceria com o Fundo Rotativo de Bem-Estar Social (FURBES) que realizou a doação de skates, obstáculos e equipamentos de segurança para as crianças utilizarem nas aulas.

“O FURBES preza tanto pelo lado habitacional como o lado social, um grande exemplo disso que repercutiu de forma muito positiva, foi o “Elas Reformam”, que possibilitou a aprendizagem no ramo da construção civil para muitas mulheres. Da mesma forma também realizamos o convênio com a escola de skate, através do projeto nasceu a Maria Luiza nossa campeã catarinense que conheceu o skate através desta iniciativa junto ao FURBES. Diante de tantos resultados positivos, este tem sido nosso foco.” conta o superintendente do FURBES, João Miguel.

Maria Luiza de Castro, de 16 anos, se apaixonou pelo skate assim que conheceu o projeto, a dois anos atrás. Desde então ela vem se destacando através da sua dedicação por esse esporte, “o skate é minha profissão, todos que praticam esse esporte podem se considerar casados… casados com o próprio skate” afirma Maria. Este ano ela conquistou o título de Campeã Estadual no ranking final da Taça Santa Catarina de Skate Street 2019, que aconteceu em Novembro, em Florianópolis.

“Estamos sempre auxiliando as crianças a participarem das competições inscrevemos elas, e vamos também atrás de patrocínio e transportes junto a Prefeitura e é claro, com a autorização dos pais”, explica o Presidente do BCSB Ramon Bagnara.

Um dos professores do projeto, Tiago Língua, conhecido por todos como o “Tio Língua”, possui mais de dez anos de experiência com aulas de skate e conta que não existe idade para a prática desse esporte e que no BCSB todas as faixas etárias são bem-vindas, basta ter determinação e boa vontade. Crianças como o Gabriel, o Vinicius, a Joana, a Samara, a Evellyn e até a própria Maria Luiza, são alunos assíduos das aulas do tio Língua e foi com ele que toda essa criançada descobriu o amor por essa prancha sobre rodas.

“Todos deveriam se dar a chance de uma vez na vida aprender a andar no skate, é bom demais” fala o Aluno Gabriel, que frequenta o projeto a dois anos.

“Vemos a mudança no comportamento das crianças através do projeto, o respeito com os professores e até mesmo com os colegas. Acima de tudo, ensinamos a eles a não serem competitivos mas trabalharem em equipe, a cooperatividade, respeitar a vez de cada um e apoiar uns aos outros. Isso tem transformado muito a opinião e a atitude deles, além de trazer uma nova energia muito positiva para o Bairro da Barra e entreter as crianças nos seus contraturnos”, finaliza Ramon.

‘JANELÃO’ Atendendo toda SC- Aproveite os preços promocionais e anuncie em O Janelão, o jornal que mais cresce!!
WhatsApp ‘996216941’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *