Plano de Turismo de Tijucas pretende tornar a região conhecida como Vale das Plantas Bioativas

Com o objetivo de fortalecer a imagem do destino turístico de Tijucas, com foco na produção de conhecimento para a saúde e bem estar da população, o Sebrae/SC, em parceria com a governança municipal, Gnomo Bioativo e Sitio Botânico, estão desenvolvendo ações dentro do Plano de Turismo para tornar a região conhecida como Vale das Plantas Bioativas. Uma das iniciativas é desenvolver um calendário municipal de cursos e estimular o empreendedorismo rural. O projeto é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora.

Entre as ações do plano, está o conhecimento sobre a alimentação preventiva e medicinal à comunidade e profissionais do município, com promoção de eventos com temáticas de plantas medicinais e capacitações específicas para os produtores de plantas bioativas, o estímulo do empreendedorismo rural aliando à produção de plantas e a recepção de turistas com o cadastro de potenciais empreendedores que poderão identificar espécies a serem cultivadas e preparar as propriedades para receber os turistas, além da implantação do projeto Jardim Botânico Municipal Terapêutico de Tijucas e da promoção de ações de alimentação preventiva e medicinal das Plantas Bioativas junto à Educação.

Ao todo são mais de 3.600 espécies de Plantas Adaptógenas como babosa e resveratrol, Biocidas como a oficial-de-sala, Condimenticêuticas como a sishô, Corantes como o urucum e kenaf, Funcionais como araruta, cacau e pitaya vermelha e as Medicinais como boldo, açafrão da terra e espinheira-santa encontradas em oito sítios parceiros do Gnomo Bioativbo, que produzem e oferecem experiência de visitação diferenciada.

Segundo o Sócio Gestor do Gnomo Bioativo, Halan Santos Marques, a ideia é despertar a comunidade para produção das plantas, consumo e capacitação dos profissionais da saúde e educação pública. “Para o município de Tijucas é muito importante ter as plantas medicinais, porque o ministério da saúde prescreve plantas da farmácia viva e nós capacitamos os médicos para prescrever as plantas. Estamos oferecendo à comunidade de forma gratuita capacitação para produzir alimentos e temos também parceria com empresas farmacêuticas para compra dos produtos, então nosso grande diferencial é a cura através das plantas”, explica.

Engenheiro Agrônomo Antônio Amaury Júnior apresentando as plantas bioativas durante uma visita no Sítio Botânico
Gnomo Bioativo

Cursos

No mês de agosto, uma das ações realizadas entre Gnomo Bioativo e o Sítio Botânico, foi uma serie de lives pela saúde, com temas de alimentação preventiva, plantas terapêuticas e plantas bioativas promissoras para empreendedorismo. Agora, o plano está na fase de lançamento dos cursos com temáticas voltadas a alimentação funcional preventiva, imunidade e potentes espécies antivirais.

O primeiro curso será o “Nutrição Preventiva – Alimentação funcional e medicinal, mais acessíveis” no dia 27 de setembro. Já no dia 11 de outubro é a vez do curso com tema “Agrotecnologia ao Empreendedorismo – Despertando para o cultivo e formas de rentabilidade” e no dia 8 de novembro o curso “Fitoterápicos Promissores e Indicados pelo Ministério da Saúde – Espécies selecionadas por melhores benefícios”. Para se inscrever basta acessar: https://gnomobioativo.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *