Ex-secretário também foi preso acusado de vazar informações para proteger aliados.
O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro ( MDB ) foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira, acusado de atrapalhar investigações. Segundo a PF , ele faria parte de um grupo que vazava informações confidenciais de apurações em andamento para proteger empresários e políticos aliados.
Além de Loureiro, também foram presos o delegado da PF Fernando Caieron e o ex-secretário da Casa Civil de Florianópolis, Luciano Veloso Lima.
“Durante as investigações foram apuradas práticas ilícitas, dentre as quais envolve o vazamento de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar ‘salas seguras’ à prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas”, informou a PF, por nota.
Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS).
A operação Chabu é um desdobramento de outra investigação, de agosto de 2018. Documentos apreendidos naquela época mostram a atuação do grupo do qual Loureiro fez parte para atrapalhar investigações.
VIA G1