Obras da Estação de Tratamento de Água de Penha estão dentro do cronograma

A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha, no bairro Santa Lídia, segue em ritmo acelerado e a fase de instalação da adutora nas ruas da cidade está a todo vapor. De acordo com o cronograma, restam menos de mil metros de extensão para concluir a instalação da adutora de 300 milímetros. A tubulação vai levar água da estação até o reservatório do Mariscal, construído e inaugurado pela concessionária em 2019. Conforme informações do Departamento de Engenharia da concessionária, até o momento, foram instalados 3.870 metros de tubulação. O investimento na ETA é de R$ 9 milhões.

O engenheiro Pedro Escobar Senra, responsável pela fiscalização da obra, explica que os serviços estão dentro do prazo previsto no cronograma de trabalhos. Junto com a montagem da estrutura dos módulos metálicos da ETA, também estão em andamento obras de concretagem, pavimentação, construção de paredes e instalação de sala de painéis eletrônicos.

Quando estiver em funcionamento, a estação vai reforçar o abastecimento da cidade durante a temporada de verão. A ETA Penha é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo. Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em 70 litros por segundo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras.

De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador a diesel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *