Obras da Estação de Tratamento de Água de Penha avançam no bairro Santa Lídia

 

As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha avançam em ritmo acelerado. Com a construção da unidade, que irá modernizar o sistema de distribuição de água do município, será possível ampliar a vazão na cidade em 70 litros por segundo nos períodos de maior consumo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras. A estação ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto, no bairro Santa Lídia. Com um investimento de R$ 9 milhões, a construção é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo no município.

Até o momento, já foram executados diversos serviços no local: 90% de escavação do tanque de lodo; 90% de escavação do tanque de contato; 100% do rachão da base da estrutura e cortado mais de 80% do aço que será utilizado na base da obra. A construção foi liberada no dia 18 de setembro e, como as equipes já estavam mobilizadas, só aguardando a liberação do alvará, o inicio da construção foi imediata.

Em outra frente de trabalho, avançam pelas ruas da cidade as obras da adutora de 315 milímetros, com 5 quilômetros de extensão, que vai levar água da ETA até o reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em dezembro de 2019. De construção metálica, a estação de tratamento contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).

Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador diesel.

https://youtu.be/6ebjPxCFp-4

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *