O que é saneamento básico

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e a produtividade do indivíduo, além de facilitar a atividade econômica. De acordo com o Instituto TrataBrasil, no Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

 

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido.

Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil, com redução da mortalidade, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos.

 

Em Camboriú, a meta da concessionária Águas de Camboriú é dotar a cidade de solução para o tratamento de água e implantação do sistema de tratamento de esgoto, garantindo assim a melhoria de sua qualidade de vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *