Novos macromedidores levam mais eficiência operacional ao abastecimento de Camboriú

A instalação de dois novos macromedidores no reservatório do Conde Vila Verde e na estação de recalque de água tratada da rua Monte Calvário está trazendo mais eficiência operacional para estas regiões de Camboriú. Implantados pela concessionária Águas de Camboriú nos meses de março e abril, os equipamentos completam a série de quatro macromedidores previstos para a cidade neste ano.

 

Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da concessionária, explica que os dois primeiros macromedidores foram instalados no início do ano no ponto de distribuição dentro da Emasa e no reservatório R2, que abastece os bairros Tabuleiro e Rio do Meio. 

 

O macromedidor auxilia no controle do volume distribuído de água tratada para a cidade, aumentando a eficiência operacional. Com a ajuda destes equipamentos, é possível estudar o perfil de consumo de água na região atendida pelos reservatórios em diferentes períodos do dia e planejar ações para redução de perdas com mais precisão. “Isso gera um sistema mais eficiente em todos os bairros da cidade”, acrescenta Henrique.

 

Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Camboriú, completa que, a partir da utilização destes medidores e estudo dos dados coletados, a concessionária pode, por exemplo, ter indícios de que a diminuição brusca de pressão ou da vazão pode significar perda ou fuga de água devido a problemas de vazamento nas redes. O benefício se estende também à resolução de problemas, seja intervenção para conserto das redes ou realização de manobras para envio de mais água para um determinado ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *