Novo binário no Centro de Itajaí começará a ser implantado para transformar a mobilidade

Implantação do binário entre as ruas Uruguai e Umbelino Damásio de Brito anunciada na semana passada pelo Secretário Especial Auri Pavoni em entrevista ao Foro Metropolitano exigirá atenção dos motoristas em Itajaí.

Uma revolução na mobilidade de Itajaí está em curso. A abertura de novas vias no Centro da cidade possibilitará a implantação de grandes binários para criar novas e melhores conexões e aproximar as pessoas. As mudanças geram melhor fluidez no trânsito, mais qualidade de vida, economia de tempo e de combustível e mais segurança no trânsito. A partir da próxima segunda-feira (03), um grande binário será implantado com as ruas Umbelino Damásio de Brito, Uruguai e Alfredo Trompowski.

A modificação mais significativa será a inversão do sentido em toda a extensão da rua Uruguai – o fluxo será no sentido Fazenda/Centro desde a rua Antônio Caetano (rótula da Havan) até chegar na rua Alfredo Trompowski, por meio das obras de prolongamento da via. A Alfredo Trompowski deixará de ser mão dupla e será mão única no mesmo sentido da Uruguai até a rua Heitor Liberato, que seguirá sem alterações e na mesma direção.

Com o prolongamento da rua Umbelino Damásio de Brito, dois grandes corredores farão a ligação entre os bairros e o Centro de Itajaí. Desde a avenida Governador Adolfo Konder, o caminho até o Centro passará pelas ruas Carolina Vailatti, Gaspar, João Gaya e Umbelino de Brito até chegar na Contorno Sul. No fluxo contrário, o caminho inicia pela rua Uruguai, passa pela Alfredo Tormpowski e Heitor Liberato até chegar na avenida Adolfo Konder. Os dois eixos compreendem um trajeto com poucos desvios de mais de 10 quilômetros de uma ponta a outra da cidade.

“Itajaí é uma cidade portuária e precisa de uma maior infraestrutura logística, a nossa maior matriz econômica depende de deslocamentos e de chegada de containers. Itajaí vivia anos sem uma alternativa viária e a partir de agora está ganhando novas vias e novas alternativas, novas conexões para dar vazão, fluidez a Itajaí.” disse Auri Pavoni

Auri destacou que Itajaí está fazendo direito o dever de casa.
Já tivemos algumas obras concluídas, quer eram um grande garga-lo, como por exemplo a Alfredo eicke próximo da promenac, que goi já foi resolvido…

Nós tínhamos outro gargalo quer estava vanoli que também foi resolvido..

Aí temos um pequeno probleminha na rótula da Stefano Vanolli quer que eu compre forte, mas temos um projeto e devemos resolver isso. Na sequência.

Nos próximos dias deve ser invertida a Uruguai com a Alfredo Trompostki através de algumas desapropriações. E a Umbelino de Brito que chega até o contorno sul. Essas duas importantes vias tanta a rua Uruguai que muda de sentido como Umbelino de Brito.

Processo gradual de transformação

Desde o início de 2020, esta será a terceira grande modificação no trânsito de Itajaí. Fases de um processo de grande transformação. Em janeiro, as ruas Alfredo Eicke e Expedicionário Aleixo Maba ganharam quatro pistas, duas em cada sentido, ciclovia e ciclofaixa, canteiros e nova iluminação. O cruzamento entre os bairros São João e Barra do Rio ganhou maior segurança para os pedestres e ciclistas, além de eliminar os congestionamentos para os motoristas em direção ao bairro Cordeiros.

Implantado em junho deste ano, o retorno viário da rua Heitor Liberato melhorou a vida dos cidadãos itajaienses que se deslocam no cruzamento de acesso aos bairros São Judas, São João e São Vicente. Por meio do prolongamento da rua Luciano Pinheiro da Silva, foi possível implantar um retorno de quadra para acabar com os congestionamentos nas ruas Heitor Liberato e José Pereira Liberato.

Outros dois prolongamentos de rua estão em fase final da obra e permitirão outros binários no Centro de Itajaí. A rua Juvenal Garcia se ligará até a rua Brusque e as duas vias formarão um novo binário. A rua Alberto Werner e José Eugênio Müller também se ligarão para viabilizar outro binário. Com isso, a travessa André Barbi será um grande entroncamento das ruas Brusque, Juvenal Garcia, Alberto Werner e José Eugênio Müller.

Uma Itajaí voltada para a qualidade de vida e preocupada com o futuro
Itajaí conta hoje com uma população acima de 200 mil habitantes e mais 100 mil carros. Com o olhar para o futuro e o desenvolvimento econômico e social de cidade, os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação projetaram esta verdadeira revolução no trânsito de Itajaí para multiplicar a capacidade viária do município em até 50% ao aumentar sua capilaridade com novas vias e acessos.

Com a implantação das mudanças o tempo de deslocamento dos motoristas poderá ser 20% menor do que o executado hoje. Isso significa que um trajeto executado em 2 minutos passará a durar apenas em 1 minuto e 36 segundos. No fim de uma semana de trabalho serão 2 minutos economizados. Em combustível, a projeção é que cada veículo economize R$ 1,98 reais por dia com o atual preço da gasolina e em um ano a soma chega a R$ 500,43 por veículo. Estima-se que a economia de combustível alcance até 25%.

“A mobilidade urbana não é um gasto, é um investimento. Todo nosso projeto se baseia em análise criteriosa para melhorar a vida dos cidadãos”, avalia o prefeito Volnei Morastoni. “Todos os investimentos nas intervenções viárias olham o futuro de nossa cidade e projetam grande crescimento e ganhos maiores ainda com os investimentos realizados pelo Município de Itajaí”, finaliza Morastoni.

As mudanças também afetam o meio ambiente. A estimativa é que um veículo em Itajaí emita 2,2 quilos de gases poluentes por trajeto na atmosfera e com as modificações passe a liberar 1,6 quilo por trajeto. Na soma dos veículos, a redução de gases poluentes produzidos por carros em Itajaí será de mais de 80 toneladas em um dia e mais de 20 mil toneladas em apensas um ano.

Todos esses valores e benefícios serão multiplicados com as projeções de que Itajaí terá em 2040 mais de 380 mil habitantes e 186 mil carros. Mudanças de impacto não só no trânsito e traçado da cidade como na vida das pessoas e na produção de novas riquezas.

“Para Itajaí, o desenvolvimento da cidade e a mobilidade urbana são temas correlacionados, os deslocamentos impactam diretamente na qualidade de vida dos munícipes. Desta forma, foi necessário criar um novo e audacioso plano de investimentos em mobilidade do município para impedir um colapso na estrutura viária”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Rodrigo Lamim.

Marcadas para segunda-feira (03), as modificações serão sinalizadas em todas as vias do traçado. Para orientar os motoristas neste primeiro momento desta verdadeira revolução agentes da Coordenadoria de Trânsito e até a Guarda Municipal de Itajaí estarão nas ruas da cidade.

JANELÃO
“Tenha fé, vai dar tudo certo.
WhatsApp ‘996216941’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *