Mulher se afoga na Praia dos Amores e é reanimada pelos socorristas

Uma mulher de 52 anos, moradora da Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, se afogou no domingo, por volta das 16h15, quando tomava um banho de mar no canto sul da praia.

A vítima sofreu o afogamento em grau 6 e foi retirada da água pelos guarda-vidas sem sinais vitais.

A equipe avançada do SAMU e o corpo de bombeiros Militar estiveram no local dando apoio na ocorrência. A mulher foi reanimada e encaminhada ao hospital pela equipe do SAMU.

O diagnóstico é clínico, normalmente associado a eventos que envolvam banhos de mar ou piscina. Clinicamente, podemos estadiar o afogamento em graus:

  • Resgate ou grau 0: Vítima resgatada ainda no período iminente de afogamento apenas na fase de agitação.
  • Grau 1: Vítima ainda no período inicial do afogamento apresentando apenas discreta aspiração aquosa, sem alteração na ausculta pulmonar e sem sinais de insuficiência respiratória.
  • Grau 2: Vítima com aspiração de leve a moderada quantidade de líquido. Apresenta tosse com pouca espuma, ausculta com presença de estertores, porém sem repercussões hemodinâmicas.
  • Grau 3: Vítima com aspiração de moderada a grande quantidade de líquido. Quadro clínico sugestivo de insuficiência respiratória aguda, devido ao edema agudo de pulmão. Pode apresentar cianose central e periférica, dispneia, tosse com grande quantidade de espuma, estertores de alta intensidade. Apresenta pulso periférico presente.
  • Grau 4: Apresenta mesma clínica da vítima do grau 3, porém com repercussão hemodinâmica e sinais de choque como hipotensão, ausência de pulso periférico, má perfusão capilar.
  • Grau 5: Vítima muito grave já com sinais de parada respiratória, cianose, flacidez muscular. Nesse estágio ainda apresenta pulso central.
  • Grau 6: Vítima em parada cardiorrespiratória, inconsciente, em apneia ou gasping e sem presença de pulsos arteriais centrais.

Credito: Diarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *