Mancha marrom causada por cruzeiros em Balneário Camboriú não é esgoto

Um vídeo polêmico divulgado nas redes sociais, acusa um cruzeiro ancorado em Balneário Camboriú de despejar dejetos no mar, o vídeo gerou indignação na população.

Porém a mancha marrom produzida pelos navios, não se trata de esgoto, a mancha é causada pelas hélices e os “Bow thrusters” enquanto os navios se posicionam, o movimento acaba levantando areia e sedimentos do fundo do mar, isto é normal devido a proximidade da orla.

Balneário Camboriú recebeu 27 escalas na temporada 2018/2019, para a temporada 2019/2020 são esperados 34 escalas.

A própria MSC Cruzeiros, que realizou diversas escalas em Balneário Camboriú nesta última temporada, garantiu em entrevista ao site Portogente que os navios possuem um moderno sistema de tratamento de água:

Os navios da armadora são equipados com moderno sistema de tratamento de água que processa aproximadamente 1.500 metros cúbicos de líquidos utilizados por dia, usando também moderno sistema de purificação de cinco estágios – sistema que torna os navios sustentáveis. Quanto ao descarte de materiais, todo o lixo dos navios passa por uma triagem e transformação de acordo com as regulamentações do setor, sendo que 95% do material descartado é cuidadosamente separado e encaminhado para reciclagem.

Via BC NOTÍCIAS

Edenilson/OJanelão
Denúncias whatsapp (47)996216941

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *