Leitores preferem jornais online ao invés de jornal impresso

Em uma breve enquete feita no Jornal O janelão, perguntamos qual a preferência de nossos seguidores se tratando de jornal impresso ou online.

– 100% das pessoas que participaram da enquete votaram na opção online.

Existe diferenças entre os leitores de jornalismo impresso ou online. No entanto, elas estão se tornando cada vez menos acentuadas, uma vez ao jornalismo digital, que vem ganhado mais força e, em muitos casos, substituído as publicações em papel.

Apesar de ainda existir leitores fiéis do jornalismo impresso, o jornalismo online tomou conta e atraí mais adeptos e resultados para as empresas e anunciantes.

Capacidade de interação

Quando falamos em jornalismo impresso ou online, verificamos como antigamente era comum que as pessoas enviassem cartas às redações dos jornais, com opiniões, críticas e pontos de vista sobre situações de destaque. Muitas publicações tinham uma “página do leitor” e publicavam os melhores textos enviados.

Com a ascensão do jornalismo digital, no entanto, grande parte dos veículos abandonou essa prática, pois as pessoas podem interagir por meio das redes sociais. As páginas dos jornais em mídias, como o Facebook, têm espaço para comentários e discussões sobre o assunto.

Os próprios portais de notícias podem ter campos de debate ao final das páginas. Nelas, os leitores podem tecer comentários e, assim, ter mais capacidade de interação do que acontece no jornalismo impresso.

ANUNCIE NO ‘O JANELÃO’

1. Autonomia para a busca de mais informações

Falamos anteriormente em hipertexto, característica que permite que links sejam inseridos em determinadas palavras-chave, direcionando o leitor para outras páginas no portal de notícias. Essa característica também proporciona autonomia para a busca de mais informações.

Imagine, por exemplo, que um crime aconteceu na cidade e foi feita uma reportagem contando sobre o acontecimento. No dia seguinte, o delegado de polícia do município cede uma entrevista, que gera uma nova matéria.

No último texto, podem ser inseridos links para as reportagens anteriores, de modo que o leitor tem autonomia para buscar mais informações sobre o assunto no mesmo portal de notícias. Além disso, o site também pode ter um campo de busca, para o caso de o leitor querer pesquisar sobre um assunto em específico.

2. Habilidade de atualização

O leitor digital tem mais capacidade de atualização do que o leitor do jornal impresso. Isso se justifica porque os portais de notícias podem publicar novidades a cada instante e fazer grandes coberturas em tempo real, inclusive com transmissões ao vivo em vídeo.

No caso dos jornais impressos, somente uma edição por dia é produzida. Assim, algo que acontecer hoje à tarde só será noticiado amanhã de manhã. A atualização dos acontecimentos, portanto, é mais demorada.

A tendência é que, cada vez mais, os veículos de comunicação deixem as publicações impressas em segundo plano, fazendo uma espécie de apanhado geral sobre o que aconteceu no dia anterior. De tal modo, os impressos acabarão se tornando um resumo do que já foi publicado no decorrer do dia, nas publicações digitais.

3. Compartilhamento das notícias

O compartilhamento das notícias também é feito desde o surgimento do jornalismo. Para o leitor do impresso, é comum conversar sobre algo que leu com os seus familiares, com colegas de trabalho ou amigos. Nas conversas do dia a dia, ele acaba propagando o conteúdo dos jornais.

Já o leitor do digital também pode repercutir as notícias pelo boca a boca, mas, na maioria dos casos, o faz nas redes sociais. Ele pode compartilhar as notícias em suas páginas pessoais, fazendo com que seus amigos também tenham acesso ao conteúdo.

Além do post com o link direcionando para o site do portal de notícias, a publicação também pode vir acompanhada de um comentário do usuário acerca do assunto. Assim, ele também dará abertura para um debate com os seus seguidores nas redes sociais. Essas discussões dão brecha para a produção de novos conteúdos, o chamado jornalismo colaborativo.

Para os proprietários de jornais, é interessante saber quais são as diferenças entre leitores de jornal impresso e online. Assim, é possível agradar ao público que já foi conquistado e, também, prospectar mais leitores, por meio das novas tecnologias.

Por Maven

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *