Julia Nigro de Camboriú virou referência mundial em brigadeiros especiais e doces finos

Ela já é uma referência nacional e internacional quando se fala em brigadeiros. Com alunos em mais de dez países, em quatro continentes, Júlia Nigro, moradora de Camboriú, já provou que ser doceira não é algo pequeno, mas que com amor, estudos e dedicação, o céu é o limite para todos que quiserem voar.

Mas como o brigadeiro tornou-se prioridade na vida da biomédica?

O interesse pelo trabalho com alimentação veio cedo, na faculdade de biomedicina, ao realizar um projeto universitário, inovador para a época, que consistia na criação de novo produto alimentício utilizando bactérias probióticas. E foi aí que a paixão por criar receitas se consolidou.

Após formar-se e pós graduar-se em Vigilância Sanitária de Alimentos, obteve a bagagem que faltava para abrir o seu próprio negócio. Com ajuda da família, nasceu a Planet Chocolate, em plena Avenida Paulista, em São Paulo.

“Meu avô era funcionário padrão na Nestlé em Marília (SP), e quando eu o visitava , sempre tinha um armário cheio de chocolates, e eu me deliciava ouvindo histórias sobre o processo de fabricação. Isso me inspirou a criar meu primeiro empreendimento com doces”, conta.

Sucesso absoluto com a loja, depois de alguns anos, deparou-se com um dilema familiar e após quase sofrer um acidente de carro, decidiu ir para Santa Catarina com seu futuro marido tentar uma nova vida. E foi no sul do país que os desafios ficaram maiores. Fora da área de chocolates e doces, por dois anos, esteve à frente de uma
loja de malas, onde apesar de ter um negócio consolidado, o sentimento de frustração tomava conta, por não estar fazendo aquilo que amava.

Em 2013, engravidou de Ana, sua primeira filha. Debilitada por uma gravidez de alto risco, Júlia teve tempo de pensar sobre o que realmente fazia sentido nessa vida. Estava surgindo uma possibilidade de voltar a fazer o que amava. Como já tinha experiência com chocolates, decidiu ela mesmo fazer os doces para receber as amigas e familiares no chá de bebê.

“Estudei bastante como poderia fazer. Criei todos os brigadeiros com o tema Fadas. Fiz como se fosse para mim”, recorda Júlia.

O sucesso foi imediato com os docinhos, que foram transformados em algo muito diferente do que existia até então no mercado de doces e brigadeiros. Após a comemoração, recebeu a ligação de uma amiga, que perguntou se ela faria uma encomenda. Júlia topou. Logo começaram a chegar os pequenos pedidos. Até que recebeu a missão de atender o primeiro casamento:

“Era aquela correria de fim de ano, e encomendaram 1500 doces e duzentos bem-casados, em véspera de Natal. Mobilizei pai, mãe, marido, todo mundo ajudando a embalar”, relembra rindo. E assim foram quatro anos com a Bendito Brigadeiro, atendendo os mais diversos tipos de eventos e criando uma base sólida no ramo da brigaderia e doces de luxo.

Em 2017, grávida do segundo filho, durante a produção da última encomenda antes de entrar em repouso para o final da gravidez, Júlia teve um rompimento de placenta, acompanhado de muito sangramento. Thiago nasceu com oito meses e meio. Faleceu sete dias depois. Em meio a um turbilhão de situações, viria a decisão que a tornaria uma referência mundial.

“Eu me superlotava de trabalho, não cuidava de mim como deveria, e isso teve suas consequências. Percebi que o sucesso não vem apenas quando você tem um propósito de vida, ele vem quando você está se divertindo no que faz. Quando você não tem o peso de ter que dar certo. As coisas não funcionam assim. Você simplesmente dá certo quando faz algo que gosta e se diverte fazendo isso. O dinheiro vem como consequência. Nesse tempo eu percebi que muitos cometiam o mesmo erro que eu. Enfiados em seus escritórios, tentando dar certo. Confeiteiras sem vida, com dor em tudo e ganhando pouco. Então eu prometi a mim mesma que ia ajudar a levar essa minha verdade e experiência a todos“.

Decidida a instruir profissionalmente quem trabalhava na área e transmitir sua experiência de vida, Júlia lançou-se no mundo do ensino, com consultorias individuais e aulas presenciais. No meio de tantas receitas, o brigadeiro despertava olhares curiosos das doceiras. “Todo mundo queria aprender. As aulas nas empresas de festas eram sobre brigadeiros, e eles queriam saber qual era a técnica que deixava esse doce no ponto correto e bem redondinho. Embora brigadeiro seja um doce popular, é difícil acertar o ponto e deixar a massa em uma textura gostosa para comer. Já comi muito doce puxa-puxa, açucarado e sem gosto por aí”.

Em 2019, Julia foi descoberta pela Agência Fator, que lançou um dos seus maiores desafios de carreira, gravar seu primeiro curso online com os famosos brigadeiros que todos queriam aprender a fazer. Em agosto daquele ano, foi lançado o primeiro curso de brigadeiros especiais, com uma turma de mais de 250 alunos. Menos de um ano depois, foram diversos cursos lançados, com 3500 alunos em mais de dez países. Os depoimentos das alunas foram chegando instantaneamente:

“Gastei com muitos cursos, investindo o que tinha e o que não tinha, e o resultado não
vinha. Prestes a desistir, conheci o curso da Júlia, e resolvi fazer uma última tentativa.
Foi o melhor incentivo que poderia receber, porque hoje estou preparada totalmente”.
“Meus brigadeiros agora são um sucesso. Recebo vários elogios nos eventos que
atendo, devido ao sabor e o ponto perfeito dos docinhos”.

“O ensino é completo. Desde como fazer doces, até como montar seu negócio e
estruturar o financeiro. Melhor investimento que fiz.” E é nessa caminhada de vida em meio a tantos desafios, que Júlia Nigro se tornou uma referência mundial. “Minhas receitas são autorais. Crio cada uma delas e testo todas”.

Para Júlia, tornar-se referência em brigadeiros e doces de luxo é uma consequência de um trabalho bem executado. E a atenção aos detalhes, tratamento ao aluno, o suporte com todos de forma igual torna-se o conjunto total da obra. Ensinando quem quer aprender, ela trata a todos como se fossem amigos. E os projetos não param. Além dos cursos e consultorias, Júlia está se preparando para escrever um livro e compartilhar mais da sua história e das receitas que a tornaram esse sucesso. Levar os brigadeiros e doces perfeitos para o Brasil e o mundo.

Na segunda semana de julho, lançará mais um curso de Doces de Luxo, para ajudar a transformar pessoas comuns em referências profissionais e satisfeitas com seu próprio negócio. Instagram: julia.nigroo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *