Fucam prepara área que sediará o Horto Municipal

Um dos pilares da administração é realizar uma gestão sustentável, tendo como um dos eixos a questão ambiental. Foi identificado um terreno do município na área rural, o prefeito Elcio Rogério Kuhnen solicitou à Fundação do Meio Ambiente (Fucam) a implantação de um Horto Municipal. Na semana passada foram concluídas as obras de terraplanagem na área onde serão instaladas as estufas. Parte dos recursos aplicados na construção do Horto são oriundos de multas aplicadas pela Fucam transformadas em Termo de Ajuste de Compromisso (TAC).

“Estou muito feliz por estar pondo em prática um projeto que é um sonho meu. É uma satisfação muito grande poder deixar esse legado para a cidade e ter um local

para ensinar educação ambiental às nossas crianças fe adolescentes”, destaca Kuhnen.

Toda a área tem 200 mil m², localizado no Rio do Meio. O local vai ter uma sede, estufas, trilhas e será instalado um centro de educação ambiental com mirante, feito de contêiner, com telhado verde – sendo uma instalação sustentável. Nos próximos dias serão instalados os equipamentos para compostagem e produção própria de mudas nativas, e compostagem de resíduos orgânicos das escolas da rede pública e Centros de Educação Infantil (CEI), aproveitando esses materiais e resíduos de poda de árvores nativas, transformando-os em adubo para a produção das mudas.

Os escoteiros da cidade e outras entidades que trabalham com crianças e jovens poderão usar a área para uso educativo, inclusive explorando a Mata Atlântica por meio das trilhas. Outras parcerias também podem ser feitas.

A presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, diz que esse é um projeto muito importante para a Fundação. “Para nós é uma grande realização poder trazer esse equipamento para o município, que irá transformar a gestão ambiental de Camboriú, auxiliando em diversos projetos da Fucam. Todos os gastos foram feitos por meio de conversão de multas ambientais, não trazendo ônus aos cofres públicos.”, comenta a presidente.

“É uma grande alegria para nós esse projeto. Tenho certeza que esse local além de transformar a realidade da gestão ambiental, será marcante para cada criança da nossa rede de ensino que passar por aqui”, ressalta o Coordenador Administrativo da Fucam, Alexandre de Souza Metsger.

JANELÃO
“Tenha fé, vai dar tudo
certo.
WhatsApp ‘996216941’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *