Frente fria e ar polar trazem frio intenso para Santa Catarina

Frio intenso atinge SC, alerta Defesa Civil. 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nota meteorológica com alerta para queda acentuada da temperatura no estado, com a entrada de uma intensa massa de ar frio.

A mudança climática iniciou nas regiões do extremo-oeste e oeste. A partir dessa manhã de segunda-feira (28), se estende para as demais regiões catarinenses. A previsão é de frio intenso ao longo da semana.

O alerta ainda informa que, devido à condição de chuva e nebulosidade, a segunda-feira deve ser gelada, com temperatura máxima de até 13 graus na maior parte do estado. Para terça-feira (29) e quarta-feira (30), a previsão da Defesa Civil catarinense é de que as mínimas possam ficar próximas ou abaixo de zero grau em praticamente toda Santa Catarina, exceto no litoral. Na serra, a estimativa é de que possa marcar até sete graus negativos.

Para terem ideia neste turno a previsão é de:

5°C Serra e Meio Oeste

10°C Oeste

11°C Meio Oeste

12 a 14°C Demais regiões

POSSIBILIDADE DE NEVE

A combinação de umidade – vinda da frente fria – em conjunto com ar frio polar traz chance de neve ao longo da segunda-feira na Serra. Menor chance de nevar, mas ainda com possibilidade, no Meio Oeste e Planalto Norte. No decorrer da terça para quarta, pela umidade vinda de um ciclone.

MUITO FRIO

A medida que a frente fria se afasta, as temperaturas vão cair ainda mais ao longo das noites e início das manhãs. Na terça-feira a previsão é de algo entre -4 e -6°C na Serra, -2 a -4°C Meio Oeste e Oeste, -2 a 0°C Planalto Norte, 1 a 3°C Sul, Vale do Itajaí e Litoral, 4 a 6°C no Norte. Chance de geada em muitas cidades do Estado. Uma terça que terá sol aparecendo e até predominando boa parte do dia, sobretudo à tarde. Na Serra no final do dia há chance de chuva fraca. Mesmo assim, até as temperaturas da tarde seguirão baixas variando entre 11 e 13°C apenas.

A madrugada de quarta será tão fria quanto a de terça. Um dia com geada em muitas cidades com sol e poucas nuvens em muitas cidades. Na Serra há chance de chuva fraca no amanhecer.

Credito: NSC Total

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *