Felino é encontrado morto no Oeste Catarinense

Hipótese que poderia ser uma pequena onça foi criada: Foto: Redes Sociais

Na quinta-feira (15), um animal foi encontrado morto no acesso João Batista Bona, trecho que liga Vargeão, no Oeste de Santa Catarina à BR-282. O fato chamou a atenção dos moradores, que levantaram a hipótese que poderia ser um filhote de onça, pelas características do animal. Apesar da semelhança, trata-se de um gato-do-mato-pequeno. As informações são do portal Oeste Mais.

Para a bióloga Micheli Ribeiro Luiz, que analisou as fotos, o animal é um gato-do-mato-pequeno, de nome científico Leopardus Guttulus. Micheli faz parte do projeto Felinos do Aguaí, realizado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez unidades de conservação estaduais de Santa Catarina. As atividades são dedicadas à conservação dos felinos silvestres entre as espécies mais ameaçadas do mundo, afetadas principalmente pela perda do habitat.

O gato-do-mato-pequeno é uma espécie de felino que habita quase todo o Brasil e pode ser encontrado em diversos biomas. Em média, pesa 2,5 kg e mede 50 cm (mais 30 cm com a cauda).

Além de ameaçada de extinção pela destruição do habitat, a espécie sofre com abates de pessoas que pensam ser um animal perigoso. Embora seja exclusivamente carnívoro, ele se alimenta de roedores, aves pequenas e lagartos.

Clicrdc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *