Entram em vigor protocolos elaborados pela Saúde e Santur, em conjunto com o trade, para a retomada dos eventos em SC

Publicada nesta sexta (18) as portarias que estabelecem os critérios para retorno gradual e monitorado de eventos sociais, congressos, feiras, museus e exposições, entre outros, em Santa Catarina. A liberação dessas atividades no estado estava sendo discutida pela Santur há mais de três meses com representantes do segmento, muito afetado pela pandemia de Covid-19.

– A Santur tem trabalhado diariamente para que tenhamos a retomada gradual e segura o mais rápido possível em SC, que já é considerado o estado mais seguro do país para se visitar. Esse é um trabalho que está sendo feito há meses. São regramentos que foram criados com a participação direta do trade turístico, que tem expertise na área. São protocolos que, seguidos pelos estabelecimentos, irão impulsionar a nossa economia. É um importante passo que estamos dando, podemos considerar uma vitória dos catarinenses este momento – disse Mané Ferrari, presidente da Santur.

Além das medidas de proteção já conhecidas, como uso de máscaras, distanciamento social e intensa higienização dos ambientes, a volta dos eventos estará alinhada às avaliações do Risco Potencial de cada Região de Saúde, o que definirá, por exemplo, a capacidade de público do espaço de realização.

As liberações de eventos e cinemas levam em conta as Avaliações do Risco Potencial para a Covid-19 em todo o Estado e as determinações da portaria 658. Nas regiões que apresentarem Risco Potencial Gravíssimo (representado no mapa pela cor Vermelha) ou Risco Potencial Grave (cor laranja) continuam proibidas as realizações de qualquer um destes eventos.

As liberações ocorrem apenas diante do cenário de Risco Potencial Alto (cor amarela), quando as liberações respeitam uma limitação de 40% de capacidade. Nas regiões com o Risco Potencial Moderado (cor azul), a capacidade pode ser de até 60%. Na portaria que estabelece regras para Museus de Santa Catarina, permite-se a visitação do público também no Risco Alto (cor amarela), desde que sejam visitas individuais e previamente agendadas.

Pela avaliação da Matriz de Risco Potencial publicada na última quarta-feira, Santa Catarina está com 10 regiões em estado grave e uma estado gravíssimo. As liberações gradativas, de acordo com essa análise, podem ocorrer apenas na região Extremo Oeste, a única que apresentou risco Alto.

>>> São quatro as portarias publicadas no DOE. Veja a seguir cada uma delas:

Portaria 710 – Dispõe sobre as normas para eventos em Santa Catarina
Portaria 712 – Dispõe sobre as normas para funcionamento de museus em Santa Catarina
Portaria 715 – Dispõe sobre as normas para congressos em Santa Catarina
Portaria 716 – Dispõe sobre as normas para realização de feiras em Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *