Entenda porque é necessário trocar o hidrômetro com regularidade

A concessionária Águas de Bombinhas realiza a troca do hidrômetro, equipamento que mede o consumo de água de um imóvel, com regularidade e sem custo ao usuário. Mas você sabe por que isso é necessário?

 

Com o tempo, os hidrômetros sofrem um desgaste natural, comprometendo o seu funcionamento. A recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão certificador, é de que a troca seja feita a cada cinco anos, tempo de vida útil do equipamento.

 

As substituições seguem critérios técnicos que indicam a vida útil média do equipamento, como também outras situações de dificuldades visuais para proceder a leitura. “Manter o aparelho em boas condições também é importante para que o usuário tenha o controle exato de seu consumo e a cobrança seja justa, evitando pagar mais ou menos em função do mau funcionamento”, explica o diretor de operações da concessionária, Rodrigo Lacerda.

 

Bruna Sedrez, supervisora do projeto de perdas da Águas de Bombinhas, destaca que outro importante objetivo da troca dos hidrômetros é combater as perdas aparentes por submedição. Atualmente, o índice de perdas no sistema de distribuição de água em Bombinhas gira em torno de 15%, bem abaixo da média nacional, que é de surpreendentes 40% “Essa é uma medida de eficiência para a concessionária e também para o meio ambiente, pois a confiabilidade do equipamento nos dá as condições necessárias para quantificar o volume real consumido na cidade”, destaca Bruna.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *