Começou oficialmente o inverno no hemisfério Sul

Expectativa é de chances de neve a partir do mês de julho, onde é esperada a passagem de uma massa de ar frio, possibilitando clima e temperaturas ideais para o fenômeno.

Nesse sábado (20) começou oficialmente o inverno no hemisfério Sul. No entanto, a tão esperada neve em Santa Catarina terá chance de vir somente no mês de julho, onde é esperado um frio mais intenso, em comparação ao restante do ano.

Porém, os primeiros dias da estação não é indicado temperaturas baixas. A primeira massa de ar frio da estação está prevista para o final de junho e chega um pouco tímida, com poucas chances de temperatura negativa.

Os meses de junho, julho e agosto serão marcados por noites e madrugadas com temperatura baixa e formação de geada ampla no Estado. Conforme a Epagri/Ciram, além de geada e nevoeiros, também pode nevar na região do Planalto Sul.

Além disso, deve contar com temperaturas mais agradáveis no período da tarde e, em algumas cidades, podendo alcançar os 30º C. O frio deve se intensificar em julho, quando podem ocorrer episódios de neve no Planalto Sul.

Quanto à estiagem, se a primeira quinzena de junho foi favorável para uma boa distribuição da chuva no estado, nos primeiros dias do inverno a precipitação ficará concentrada em um curto período. Até o fim do mês, uma única frente fria é esperada para Santa Catarina, provocando chuva entre os dias 25 e 27 de junho.

Cuidado com doenças respiratórias
O clima mais ameno do inverno favorece doenças respiratórias e o catarinense deve reforçar a atenção para as medidas higiênicas que evitam a transmissão de vírus gripais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *