Começa em 30 dias obra de ponte para ligar marginais da BR-101 em Itajaí

A Arteris, empresa que comanda a Autopista Litoral Sul, começará em 30 dias as obras de uma ponte sobre o Canal Retificado do Rio Itajaí-Mirim, em Itajaí, para ligar as vias marginais. A obra, que vai durar 12 meses, promete desafogar o trânsito no local. As possíveis interferências no tráfego da rodovia durante esse período ainda não foram divulgadas pela empresa.

Outras duas pontes da rodovia no trecho que passa por Itajaí receberão reforço, a do Rio Canhanduba e a do Itajaí-Mirim “velho”. Essas obras, no entanto, só começam depois do Carnaval. Como são estruturas muito antigas, a concessionária teme que apareçam imprevistos e as intervenções compliquem _ o que tornaria o trânsito ainda mais atravancado durante a temporada de verão. A previsão inicial é que essas duas pontes fiquem prontas em 15 meses.

As empreitadas foram confirmadas pela Arteris em audiência pública na Câmara de Vereadores de Itajaí, na segunda-feira à noite. Fazem parte de um pacote de medidas que inclui nove pontes, viadutos e trevos _ inclusive uma “superponte” sobre o Rio Itajaí-açu, entre Itajaí e Navegantes, para substituir a estrutura antiga. Tudo isso, a um custo de R$ 486 milhões.

O pacote foi incluído entre os projetos da concessionária na revisão de obras, que é feita a cada cinco anos. Por enquanto, só as três empreitadas que têm data para começar estão autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As demais aguardam avaliação do órgão federal, que vai determinar quais são as prioridades no trecho de concessão, de Curitiba (BR-376) a Palhoça.

Os custos extras serão compensados através de aporte do governo, reajuste de tarifa ou ampliação do tempo de concessão.


Por Dagmara Spautz (Foto: Rafaela Martins, Arquivo NSC)

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *