Coleta de esgoto está diretamente relacionada à saúde e a qualidade de vida

A coleta do esgoto que sai da sua casa está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas da sua família e da sua comunidade. Existem muitas doenças que estão relacionadas à falta de saneamento básico, tais como diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais. A Águas de Penha lembra que, à medida que a companhia de saneamento básico de um município finaliza as obras de implantação e disponibiliza a conexão à rede pública de esgotamento sanitário, é de responsabilidade dos usuários providenciar a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto.

 

Essa ligação é a responsável por conectar as tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos à rede pública de esgoto instalada pela concessionária. Assim, o esgoto não corre a céu aberto e pode ter o destino correto: as estações de tratamento de esgoto.

 

Segundo dados do BNDES, cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares estão ligadas à falta do saneamento básico. Além disso, a ligação a rede de esgoto ajuda na preservação do meio ambiente. Um estudo feito pela SOS Mata Atlântica e divulgado pelo IBGE revelou que 23,3% das águas de 111 rios brasileiros são de qualidade ruim ou péssima, não sendo adequadas sequer para o consumo humano ou para a irrigação de plantações. Nenhum dos rios avaliados contava com águas totalmente limpas.

 

Em contrapartida, a disponibilidade dos serviços de saneamento básico e a aplicação de diversas tecnologias no saneamento são capazes de prevenir e reverter esses danos ambientais. Ao fazer a ligação na rede de esgoto, a população contribui para a proteção das matas ciliares, a limpeza dos rios, o retorno dos animais aos seus habitats naturais e o equilíbrio dos ecossistemas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *