Chuvas em Blumenau já causam 44 deslizamentos

São 237,5 milímetros de chuva acumulada no primeiro mês de 2021.

As chuvas constantes em Blumenau já causam 44 deslizamentos de terra até a manhã desta quinta-feira (21). Ao todo, 59 ocorrências já foram registradas devido ao volume de chuva que caiu na cidade.

A chuva que começou no domingo (17) e ainda não parou, preocupa a Defesa Civil devido à alta possibilidade de deslizamentos por causa do solo encharcado. Até a manhã de quarta-feira (20), 20 deslizamentos haviam sido registrados, 24 horas depois mais 24 foram aconteceram.

De acordo com o AlertaBlu, o fenômeno deve continuar assim até sexta-feira (22). Depois, o tempo nublado oscilará com aberturas de sol e pancadas de chuva. Ainda na manhã desta quinta-feira (21) o nível do Rio Itajaí-Açú marcava 5,44 metros, considerado estado de atenção.

Blumenau já ultrapassou a média de chuva esperada para o mês de janeiro. De acordo com informações do AlertaBlu já choveu 237,5 milímetros, onde a média esperada era de 183 milímetros. A região Norte do munícipio teve maior índice de chuva até o início desta quinta-feira (21). O local mais afetado foi a Vila Itoupava, seguido pela Itoupavazinha.

Cuidados necessários

A Defesa Civil destaca alguns cuidados que devem ser adotados pelos moradores para minimizar os impactos da chuva insistente:
– Verificar se o sistema de drenagem do terreno está em pleno funcionamento.
– Limpar calhas e bocas de lobo entupidas.
– Ficar atento à situação das encostas (para quem mora próximo a elas) e de árvores perto das casas.
– Pessoas que construíram residências em locais de risco sem a autorização municipal devem acionar a Defesa Civil para análise do terreno.
– Chamar a instituição pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso tenha algum problema.
POR NSC TOTAL
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore e atividades ao ar livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *