Chance de neve e chuva congelada em pelo menos nove municípios do Oeste de Santa Catarina

Meteorologista cita que há chance de neve e chuva congelada em pelo menos nove municípios da região entre quinta e sexta.

Santa Catarina se prepara para uma das mais intensa das massas de ar polar já registradas no Estado. Meteorologistas indicam frio intenso entre quinta-feira (20) e domingo (24). Há possibilidade de neve em várias cidades catarinenses com destaque para as cidades do Planalto Sul, Topo da Serra, Meio Oeste e Oeste.

A mudança no tempo ocorre por conta do avanço de uma intensa massa de ar polar sobre a região Sul do Brasil. Ela ainda deve provocar dias de tempo firme e ensolarados com formação de geada ampla e severa em grande parte do Estado.

“A massa de ar polar deve proporcionar condições favoráveis de neve. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera são os principais ingredientes para que tenhamos a formação do fenômeno em alguns bairros”, afirmou o Meteorologista Piter Scheuer.

O especialista enfatiza que, apesar da intensidade da massa polar, a possibilidade do fenômeno ainda é muito remota na região Oeste. “Se a temperatura subir um grau já não terá neve. Há condição de neve isolada no decorrer da tarde e noite de quinta, madrugada e amanhecer de sexta-feira”, salientou.

Piter Scheuer comenta que a maior possibilidade é de chuva congelada: é tipo um granizo miúdo, que lembra neve, mas em um formato diferente.

Veja quais cidades há possibilidade de neve ou chuva congelada em alguns bairros de maior altitude:

Ponte Serrada
Irani
Faxinal dos Guedes
Chapecó
Xanxerê
Xaxim
Água Doce
Joaçaba
Seara
Concórdia

POR NDMAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *