Cemitérios de Camboriú sofrem com depredação

Secretaria de Obras, responsável pelos cemitérios, está realizando a manutenção dos túmulos. 

A Prefeitura de Camboriú identifica, há alguns meses, a depredação de túmulos do Cemitério Público Municipal Jardim das Acácias, localizado no bairro Rio do Meio. Servidores e a equipe do Vigilância Sanitária de Camboriú constataram a existência de túmulos quebrados. Funcionários da Secretaria de Obras foram acionados nesta quinta-feira, dia 7, para realizar a cobertura dos jazigos abandonados. Os muros também estão sendo levantados e os portões serão trocados para manter o local fechado no período da noite.

Foto: Divulgação Prefeitura de Camboriú

O cemitério do Rio do Meio foi ampliado para melhor atender a comunidade. Em dezembro a Prefeitura adquiriu um novo terreno, onde há está sendo construído um ossário, que atenda a lei municipal n° 3.065/ 2018. Também já está em estudo a possibilidade de abertura de um novo cemitério jardim.

Camboriú conta, atualmente, com três cemitérios: o do Centro; o Cemitério Público Municipal Jardim das Acácias, localizado no bairro Rio do Meio; e outro na estrada geral do Caetés. Os dois primeiros são mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, e a manutenção é realizada por três servidores. Vale destacar que a manutenção dos túmulos é de responsabilidade dos familiares.

A lei municipal n° 3.065/ 2018 assegura que detectado o abandono dos jazigos por três anos, os proprietários serão notificados para realização da manutenção e reparos – no prazo de até 30 dias. Caso não seja atendida a solicitação, o Município deve notificar por edital publicado em jornal local. Por fim, sem o cumprimento da notificação, os restos mortais serão encaminhados para o ossuário geral, a construção será demolida e o imóvel revertido ao patrimônio municipal sem direito indenizatório.

Semanalmente, os agentes de endemia do Programa Municipal de Combate à Dengue também visitam os cemitérios municipais, definidos como pontos estratégicos, para verificação de possíveis novos focos do Aedes aegypti.

Publicidade

One Comment on “Cemitérios de Camboriú sofrem com depredação”

  1. Mentira Power tem de água parada lá Não é brincadeira. Os túmulos sim mas aquelas água parada e da prefeitura. É a desorganização é total.se quiser chega no túmulos tem q fica passando por cima de outros túmulos é uma vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *