Casas noturnas de SC poderão reabrir nas regiões de risco moderado para coronavírus, define portaria

Casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e similares poderão reabrir em Santa Catarina nas regiões com risco potencial Moderado para coronavírus. Esses locais terão que respeitar o limite de 50% do público permitido pelo Corpo de Bombeiros Militar. Para as demais áreas de risco Grave, Gravíssimo e Alto, o funcionamento segue proibido.

A portaria 744 publicada pelo Governo de Santa Catarina nesta sexta-feira (25) entra em vigor a partir desta data e estabelece critérios para o funcionamento monitorado desses estabelecimentos.

Será preciso garantir o controle de entrada, aferir temperatura de cada pessoa, exigir a utilização de máscara , o distanciamento social com espaços demarcados, além de disponibilizar pontos estratégicos do estabelecimento com álcool em gel.

Conforme as regras, ficam proibidas as atividades promocionais que possam causar aglomerações, como ingresso liberado ou promoção de bebidas.

O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro falou sobre o impacto na economia por conta da pandemia, mas disse que a obrigação dos profissionais de saúde é “deixar regras claras para que essas atividades sejam retomadas de forma segura”.

Os locais também devem realizar diariamente procedimentos que garantam a higienização dos ambientes, intensificando a limpeza com desinfetantes próprios. Quanto aos músicos e bandas musicais, serão estabelecidos horários para montagem e desmontagem dos equipamentos, e ficam proibidos contatos físicos entre integrantes da banda, carregadores, músicos e demais funcionários com o público.

A fiscalização dos estabelecimentos é de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, com vista a garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas.

Por Lariane Cagnini /NSCTOTAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *