Camboriú potencializa sala de situação para monitorar estrategicamente ações preventivas contra o coronavírus

Ação tem como objetivo ampliar a troca de informações e acompanhar possíveis situações que possam vir a se apresentar no município. 

Na manhã de sexta-feira, dia 13, a Secretaria de Saúde de Camboriú potencializou uma sala de situação em saúde dedicada a ampliar a troca de informações preventivas sobre o coronavírus, buscando monitorar e acompanhar de forma estratégica todas as situações que possam vir a se apresentar no município. Durante a manhã a reuniões aconteceram com a participação de representantes das secretarias municipais. No período da tarde as reuniões foram voltadas para as categorias de profissionais que atuam na saúde, como médicos, enfermeiros, motoristas, entre outros.

“Queremos tranquilizar a comunidade e dizer que estamos acompanhando de perto esta situação do coronavírus a nível de Brasil e Estado, porém, vale lembrar que estamos em uma época do ano que existe muitas variações climáticas, ou seja, os cuidados preventivos com a higiene precisam ser reforçados”, ressalta a secretária de Saúde, Elisma de Freitas.

Na oportunidade, além de abordar o que é a doença, como ela se manifesta e principais sintomas, a equipe detalhou o plano de ação municipal para enfrentamento do problema, embasado no plano de contingência estadual e orientações do Ministério da Saúde.

Educação

Na ocasião a Secretaria de Educação apresentou o plano de ação traçado que já está em prática na rede municipal de ensino, o qual consta a disponibilização de álcool em gel em todas as unidades de saúde e intensificação nas orientações dos hábitos de higiene dos alunos. Na segunda-feira, dia 16, já está agendado uma reunião com todos os motoristas dos transportes escolares, monitoras de ônibus, diretoras e coordenadoras das unidades escolares.

“Nossa responsabilidade é com nossos alunos, por isso, assim como já acontece em outros municípios, estamos acompanhando a situação e optamos por este plano de ação, por compreender a importância dos cuidados de higiene, que evitam também outras doenças virais”, pondera a secretária de Educação, Alecxandra Maria Vitorassi Rosa.

Recomendações para evitar esse tipo de infecção:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e passar álcool em gel;

– Manter distância e evitar tocar em pessoas doentes;

– Evitar lugares aglomerados e/ou fechados;

– Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e nariz;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Não sair de casa enquanto a pessoa estiver doente.

Prefeitura de Camboriú
Secretaria de Saúde
Assessoria de Imprensa
(47) 3365-9500

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *