Balneário Camboriú não tem mais como controlar o volume e a rapidez da disseminação do CORONAVÍRUS

Com 22 casos da doença registrados e 18 profissionais da saúde contaminados pelo Covid-19, Balneário Camboriú já registra inúmeros casos de transmissão comunitária da doença. Entre os  profissionais da saúde infectados com coronavírus está o diretor do departamento de Enfermagem do hospital Ruth Cardoso, Ricardo Brodersen.

Andressa Hadad, secretária de Saúde, explica que o município de Balneário já esperava a confirmação de contaminação comunitária.

“Infelizmente, não temos como controlar o volume e a rapidez da disseminação do vírus. Nos primeiros casos nós sabíamos aonde era a contaminação, a procedência, se viajou ou não, se teve contato com contaminado ou não, hoje não podemos mais afirmar onde foi a contaminação. Os nossos contatos já são comunitários”, informou Haddad a um Jornal da Região.

Daqui pra frente

“É natural devido a essa pandemia que estamos, é um vírus que não tem controle. O que muda, a partir de agora, é que nossa atenção, tanto da equipe técnica quanto da população, precisa ser redobrada. Precisamos ter atenção nos processos, nas orientações e principalmente em seguir as orientações das equipes técnicas que estão orientando à população”, explica.

Os contatos comunitários ocorrem em locais há uma pessoa contaminada, mas sem sintoma, ou através de uma pessoa contaminada que não fica em isolamento social ou não toma os devidos cuidados. A transmissão pode ser por meio do toque ou através de objetos contaminados.

Andressa reforça a importância de as pessoas lavarem as mãos com frequência, do uso do álcool em gel, de evitar aglomeração, sair de casa somente se for necessário e principalmente: os idosos devem ficar em casa.

“Que o idoso não tenha circulação com crianças e jovens, que são grandes vetores da transmissão do vírus”, explica.

Nos espaços de uso comum, a secretaria de Saúde tem reforçado a orientação para intensificar à higienização dos locais de uso comum, com hipoclorito de sódio. O composto químico é usado como um desinfetante.

Diretor do Ruth Cardoso infectado

Entre os 18 profissionais da saúde infectados com coronavírus está o diretor do departamento de Enfermagem do hospital Ruth Cardoso, Ricardo Brodersen. Ele está se recuperando da doença isolado em casa.

Além dele, tem um médico infectado e internado no hospital da Unimed, uma auxiliar de cozinha, enfermeiro, coordenador e funcionários do serviço de Arquivo Médico e Exame (Same), uma enfermeira da UTI, enfermeira de pronto socorro e enfermeira de unidade.

“Todos afastados e em isolamento domiciliar. Só o médico está internado na UTI”, explica a secretária Andressa.

A secretaria também afastou e monitorou outros 49 pessoas que tiveram contato com os profissionais contaminados, o que significa uma baixa significativa no efetivo da saúde, que deve fazer um chamamento emergencial para novos profissionais.

Situação do Ruth Cardoso (06/04)
– 7 funcionárias gestantes (afastadas devido a orientação do MS – grupo de risco)
– 23 idosos (grupo de risco)
– 27 sintomáticos (dentro estão esses 18 positivos)

SOMA DE AFASTADOS é 57. 

Informou a PMBC

Subiu para 22 em Balneário Camboriú

No fim da tarde desta segunda-feira (6), conforme boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, foram emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) outros nove (9) resultados para Covid-19, sendo cinco (5) para moradores de Balneário Camboriú. Destes, dois (2) deram positivos e três (3) negativos para coronavírus. Estes dois casos confirmados são de funcionários do Hospital Ruth Cardoso. Além desses dois, outros dois funcionários do hospital, que moram em Camboriú, também deram positivo.

Nesse momento, aguardam o resultado dos exames, 23 pessoas; um paciente, notificado como inconclusivo, aguarda a contraprova que foi enviada à Fiocruz. Além disso, outros 183 casos já foram descartados (negativos); de moradores de Balneário Camboriú, 100 resultados deram negativo para Covid-19 até agora. Seguem em monitoramento e isolamento social/domiciliar, 282 pessoas.

Casos no HMRC

18 funcionários positivos

10 moradores de Balneário Camboriú

8 moradores de outros municípios

Casos em Santa Catarina

De acordo com informações do governo do Estado, há 417 casos positivos da doença em Santa Catarina. Até o momento, foram confirmados 11 óbitos por Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *