Águas de Penha utiliza tecnologia inovadora para diagnóstico de poços artesianos

A Águas de Penha acaba de realizar uma perfilagem ótica, também conhecida como endoscopia de avaliação, dos poços tubulares de grande profundidade (artesianos) que integram o sistema de abastecimento do município. De acordo com Tiago Santos e Souza, analista de meio ambiente da concessionária, o serviço de vídeo inspeção é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico antecipado de possíveis intercorrências em poços, sendo de fundamental importância para a otimização e vida útil dos equipamentos.

A “endoscopia” de poço artesiano é a filmagem interna da estrutura realizada com câmera submergível. “A concessionária tem como prioridade ações preventivas para garantir a melhor performance no sistema de abastecimento à população”, pontua Gabriel Buim, diretor executivo da Águas de Penha.

A câmara filma tanto a porção seca do poço (acima do nível estático), quanto dentro da coluna d’água (abaixo do nível estático). Isso possibilita a visualização das suas características físicas, das condições funcionais, de conservação, e a elaboração do seu perfil construtivo. A partir desta filmagem é gerado um relatório técnico das condições do poço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *