Águas de Penha investe em soluções para reduzir índices de perdas

A Águas de Penha, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico do município, trabalha continuamente para reduzir o índice de perdas de água tratada. “O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população e permitir o crescimento ordenado do município, prestando um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho permanente durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas de água exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária”, destaca Arthur May, coordenador operacional da concessionária.

 

Mesmo com investimentos constantes na distribuição e oferta de água na cidade, a concessionária alerta para a necessidade do consumo consciente por parte da população. Hábitos bem simples, como diminuir em um minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que o consumo diário de água por pessoa seja de 110 litros para atender as necessidades de consumo e higiene.

 

Conforme o Instituto Trata Brasil, as perdas na distribuição do Brasil estão em 38,45%. Em outras palavras, para cada 100 litros de água captada e tratada, 38 litros não chegam de forma oficial a ninguém, o que equivale a 7,1 mil piscinas olímpicas de água desperdiçadas todos os dias, gerando uma perda financeira acima dos R$ 12 bilhões. Em Penha, o índice de perda chega a 28,2%, índice bem abaixo da média nacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *