Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano 

A virada de ano em Bombinhas ficou para a história. Em relação ao abastecimento, a temporada de verão de 2020/2021 tem se confirmado como a melhor dos últimos anos. A oferta de água tratada nas torneiras é fruto de um trabalho em parceria entre a concessionária Águas de Bombinhas, o município e a comunidade. A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano e, além disso, promoveu encontros virtuais a fim de estreitar os laços e ouvir a comunidade. A combinação de todos estes fatores não poderia ser diferente: aumento do volume de água tratada. Em momentos de pico, a produção chegou a alcançar os 240l/s. Conforme relatou o prefeito Paulo Henrique Dalago Müler, o Paulinho, este foi o melhor abastecimento da história de Bombinhas. De acordo a advogada Reginalva Mureb, presidente da concessionária, a empresa não tem medido esforços para atender a população da melhor maneira possível. Nesta entrevista, a executiva conta como a empresa trabalha para garantir a oferta no município e se empenha para realizar melhorias contínuas no serviço de abastecimento.

1) Em se tratando de abastecimento, existem relatos de que esta foi uma das melhores temporadas já registradas. Qual a visão da Águas de Bombinhas sobre o tratamento e fornecimento de água nestes últimos dias?

Estamos colhendo os frutos do trabalho intenso durante todo o ano. O resultado está sendo um abastecimento consistente, com boas pressões que levam água às pontas de redes e sem interrupções. E garantia de água de qualidade para a população residente e flutuante. Neste verão, até agora, já recebemos em Bombinhas 5% a mais de turistas, comparado ao mesmo período do verão passado, segundo uma contabilização prévia do município. Estamos em uma cidade que possui aproximadamente 20 mil habitantes, conforme levantamento do IBGE, e na temporada vê sua população multiplicada em até 15 vezes, principalmente na virada de ano. Então temos casa cheia e um ótimo abastecimento. Para a população em condição de vulnerabilidade social, em parceria com o município, fizemos doações de caixas d’água. E temos também a tarifa social. Pretendemos que todos recebam água adequadamente. A população e os empreendedores de Bombinhas precisavam dessa ótima condição de abastecimento após um 2020 tão desafiador.

2) Quais medidas foram tomadas pela Águas de Bombinhas para obter estes resultados? Além disso: Temos ciência de que neste verão não houve nenhum chamado para os caminhões-pipa. Numa comparação com as últimas temporadas, esta é uma conquista importante. O que a Águas de Bombinhas projeta realizar para que os próximos verões tenham este mesmo sucesso?

Trabalhamos o ano inteiro para proporcionar aos visitantes de Bombinhas, aos empreendedores e população residente um atendimento sem percalços. Fizemos melhorias em todo o sistema, inclusive nas bombas, ajustes em pontas de redes, limpeza de reservatórios, revisão de painéis elétricos e simulações. Muitas simulações para perceber as respostas do sistema em condições de estresse máximo.

É importante ressaltar que trabalhamos muito próximos às instituições e lideranças que reverberam diretamente na comunidade através do Programa Afluentes. No ano que passou fizemos uma adaptação e trabalhamos com reuniões mensais em plataformas digitais.  Assim dialogando, ouvimos, ajustarmos os nossos serviços, passamos informações importantes à população, inclusive sobre o uso consciente da água. Iremos em 2021 estreitar ainda mais esse relacionamento. Saneamento nos eixos, água e esgoto se faz junto com a comunidade.

Para os próximos verões o sistema estará ainda mais maduro. Trabalho para a melhoria contínua será a nossa meta. Buscaremos as melhores performances sempre.

3) Apesar da temporada de verão, os moradores e comerciantes se preocupam com a cidade o ano inteiro. Como a Águas de Bombinhas pretende acompanhar o crescimento da cidade?

Toda concessão deve considerar e ter como foco também o Plano Municipal de Saneamento, construído pelo executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores. Este documento está atualmente em fase de reformulação e atualização em Bombinhas. É nesse documento que o município faz as suas projeções e registra as suas previsões de crescimento. E a legislação de concessões estabelece que o contrato de concessão seja periodicamente adaptado para acolher o Plano Municipal. Isto é feito pela Agência Reguladora dos serviços. Assim, o contrato sempre estará atual para cumprir com o desenvolvimento projetado para o município pelos entes competentes.

4) Com a questão da água resolvida, as atenções se voltam agora para o esgoto da cidade. Como está a situação do saneamento de Bombinhas?

A situação do esgotamento sanitário em Bombinhas é de atendimento de 18% da população com coleta e tratamento. O contrato foi ajustado para priorizar a água e na sequência realizar a expansão do sistema de esgotamento sanitário. O prefeito Paulinho sinalizou que pretende tratar do tema o quanto antes. O pedido de licenças já tramita no órgão ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *