Água de Camboriú convida todos a adotarem melhores práticas para o consumo de água

 

Pequenas atitudes no dia a dia podem evitar o desperdício de água. Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e usar balde para lavar o carro são algumas mudanças que ajudam a reduzir o consumo de água. Com a proximidade do verão e o consequente aumento da população flutuante das cidades do litoral, a Águas de Camboriú convida a todos a adotarem melhores práticas para o uso desse recurso que é tão importante para nossa saúde, biodiversidade, agricultura, indústria e fonte de alimento e renda.

 

Não se engane: apesar do planeta ser coberto por dois terços de água, a maioria absoluta, ou 97,5%, é de mares e oceanos. Isso significa que apenas 2,5% da água na Terra é doce, e mais da metade disso sequer está disponível para o uso imediato, pois concentra-se em geleiras ou subsolos congelados. Para se ter uma ideia, se toda a água da Terra coubesse em uma garrafa PET de 2 litros, somente 3 das mais de 42 mil gotas estariam disponíveis para o nosso consumo.

 

Além de a água ser um recurso natural limitado, fatores como o consumo inadequado, o desperdício e a poluição de fontes e mananciais representam um risco para a manutenção da vida no planeta. Por isso, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 é justamente Água Potável e Saneamento (ODS 6), cuja meta é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *