Coleta para reciclagem em Balneário Camboriú bate recorde histórico

Volume superou até mesmo o das altas temporadas.

Após seis meses de trabalho o ReciclaBC obteve um primeiro resultado extraordinário, com a coleta de resíduos para reciclagem em julho superando em 60% o volume no mesmo mês do ano passado.

“Essas 251 toneladas recolhidas em julho são um recorde histórico, volume maior do que o registrado em altas temporadas”, destacou a engenheira Ivana Laís da Conceição, funcionária da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. que coordena a equipe de sensibilização.

Ela acredita que é resultado do trabalho desenvolvido, mas principalmente da conscientização dos moradores que aderiram ao ReciclaBC “para valer”.

A equipe de sensibilização coordenada por Ivana, composta por oito pessoas, leva aos moradores ensinamentos sobre reciclagem. Em julho realizou 849 entrevistas bem sucedidas, com 74% das pessoas declarando que já praticam a separação dos resíduos para reciclagem.

O trabalho de sensibilização até agora foi focado nos grandes geradores de resíduos, mas entrou em agosto numa nova fase que compreenderá visitas rua por rua, casa por casa.

“O Recicla BC é um projeto ambicioso para tornar nossa cidade referência na separação e na reciclagem de resíduos. Para a próxima fase estamos programando uma ação que vai unir educação, diversão e engajamento”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

ReciclaBC – WhatsApp 99647.9495

Legenda da foto: visita de sensibilização a um dos hoteis da cidade.
Crédito da foto: Divulgação ReciclaBC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *